Brazil: Defensor de LGBTs e mulheres, banda libanesa faz shows em São Paulo

A banda libanesa Mashrou' Leila traz nesta semana a São Paulo uma criatura sensual, intelectual, melancólica e de batida eletrônica a que chama de Ibn El Leil: o "filho da noite", em árabe, nome dado a seu quarto álbum. 

A formação, um dos grandes fenômenos musicais do Oriente Médio e um dos raros a ter sucesso fora dessa região, toca sexta (27) e sábado (28) no Sesc Pompeia.

A apresentação em São Paulo coincide com um de seus melhores momentos desde os primeiros acordes cifrados no subterrâneo de Beirute, há nove anos. Mas a banda –Mashrou' Leila significa"programa noturno" em árabe– também enfrenta hoje seus maiores desafios.

Algumas de suas canções descrevem romances homossexuais. Parte de seus membros, abertamente gays, defendem os direitos da comunidade LGBT e das mulheres no Oriente Médio, pelo que sofrem censura e boicote.

Eles foram banidos na Jordânia e, depois de um show no Cairo, em setembro, ao menos 57 pessoas foram detidas pelas autoridades egípcias sob a suspeita de homossexualidade –o que não é crime ali, mas é punido.

"Sendo honesto, é difícil perdermos tantos mercados", , afirma à Folha o vocalista Hamed Sinno, 29, sobre quem o clichê é inescapável: de olhar misterioso e um farto bigode, se parece com Freddie Mercury (1946-1991).

"É complicado fazer música independente no Oriente Médio  enquanto as portas se fecham", afirma o pai da criatura noturna, que já estampou a capa da clássica revista gay francesa "Têtu".

Read more via Folha


Lebanese band Mashrou' Leila played shows in Sao Paulo this week. The Arabic language band has been band in Jordan and a recent concert in Cairo sparked arrests. So far, 57 people have been detained under suspicion of being gay. The band, which advocates for LGBT and women, spoke about their challenges.