Brazil: 'Terapia me ajudou a assumir que sou trans': o papel da psicologia na identidade de gênero

Além da experiência pessoal com terapia no reconhecimento da própria identidade de gênero, Gabriel Oliveira é psicoterapeuta e professor de psiquiatria da Universidade de Brasília. Ele argumenta que a função do processo terapêutico é permitir que o indivíduo, com interlocução do psicólogo, organize os próprios pensamentos e identifique os fatores causadores de angústias e sofrimentos.

"A terapia precisa ajudar o paciente a se conhecer mais profundamente, compreender, acessar sua real identidade e se aceitar, aceitar sua orientação, como algo que faz parte do humano, da vida", defende.

"Ao existir tratamento para a homossexualidade parte-se do pressuposto de que a homossexualidade é uma doença, algo que precisa ser tratado, como se você pudesse, através da psicoterapia, ser heterossexual. Vai levar as pessoas a não se aceitarem, a se sentirem inadequadas", diz.

É esta também a posição do Conselho Federal de Psicologia. "O papel da terapia é empoderar o sujeito para que ele possa conviver da melhor maneira possível com a sua orientação sexual e identidade de gênero e dar a ele condição de entender os processos históricos e sociais que fazem com que setores da sociedade tenham preconceitos e fobia LGBT", explica Bicalho, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"É um processo muito importante. O Conselho Federal de Psicologia nunca impediu tratamento psicológico. O que proíbe é terapia vinculada a um processo de reversão da orientação sexual ou da identidade de gênero", completou.

O advogado Mauro Finatti, por exemplo, diz que encontrou na terapia uma forma de se conhecer melhor e de abordar com clareza diferentes aspectos da vida pessoal e profissional. Casado há cinco anos com outro homem, ele conta que a psicologia o ajudou a lidar com o modo como familiares e colegas de trabalho reagem à sua orientação sexual. Read more via BBC

 

 


After a Brazilian court ruled in favor of so-called 'gay conversion therapy', psychotherapist (and trans person) Gabriel Oliveira reflects on the role of therapy for people struggling to understand their own gender and sexuality. 

In addition to personal experience with therapy in the recognition of one's gender identity, Gabriel Oliveira is a psychotherapist and professor of psychiatry at the University of Brasilia. He argues that the function of the therapeutic process is to allow the individual, the psychologist dialogue, organize their thoughts and identify the factors causing anguish and suffering.