Brazil: Aluna é suspensa após criticar escola que proibiu discutir sexo, gênero e religião em sala

Uma aluna da escola Univest de Lages, em Santa Catarina, foi suspensa por dois dias e teve a matrícula vetada para o próximo ano depois de divulgar e criticar um panfleto da instituição. O ofício anunciava a proibição de ensino de sexo, ideologia de gênero, ativismo LGBT, comunismo, esquerdismo e religião em sala de aula. "2017, a nova idade média. (Pasmem, isso é real)", escreveu a adolescente de 17 anos nas redes sociais.

No dia seguinte à publicação, que recebeu mais de 523 compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira, a jovem foi chamada à coordenação da escola e avisada de que seria sancionada por "denegrir a imagem do colégio nas redes sociais". Uma amiga também sofreu penalidades e teve a bolsa de estudos cortada.

FAMÍLIA COGITA ACIONAR JUSTIÇA

A jovem explicou que o ofício foi entregue em sala durante uma aula como um "recado a alunos e pais" e considerou uma surpresa ver a instituição proibir os temas. No bimestre passado, a classe aprendeu sobre as diversas religiões, por exemplo, segundo ela. Proibida de renovar a matrícula em 2018, a adolescente pensa em trocar de escola.

Mãe da estudante, a fisioterapeuta Fabiana Cruz relatou a surpresa em ler o recado, enviado pela filha por mensagem. As duas discordavam do conteúdo por considerar que são temas atuais e que os alunos precisam desenvolver senso crítico. A adolescente revelou à mãe o desejo de rebater o ofício nas redes sociais. Fabiana alertou que haveria uma consequência. Ainda assim, ela conta que não imaginou a proporção das penalidades impostas à estudante.

Read more via O Globo


A University student in Lages Santa Catarina was suspended for two days and banned from 2018 enrollmentafter she criticized the institution on social media. The school office had announced a ban on sex education, 'gender ideology', LGBT activism, communism, liberalism, and religion in the classroom. The teenager published the announcement on her social networks where it went viral. 

Later that week, school officials called the student into the office and sanctioned her for "tarnishing the image of the school in social networks". Another student also suffered penalties and lost a scholarship. 

The student's mother, a physiotherapist, has objected to the suspension. She told O Globo that she would send her child to school regardless and that they are considering suing the institution.